Ceale Debate de Abril terá como tema a fluência de leitura na didática da alfabetização

No dia 29/4, terça-feira, às 19h, o Ceale Debate abordará a fluência de leitura e seu papel na didática da alfabetização. A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Patrícia Camini, irá apresentar reflexões a partir de seu trabalho no LÁPIS – Laboratório de Alfabetização da UFRGS.

Embora avaliações de fluência de leitura já estejam sendo realizadas nas escolas há alguns anos, esse ainda é um tema pouco explorado na literatura acadêmica voltada à alfabetização. Durante a live, a professora discutirá alguns (pré)conceitos pedagógicos que cercam a fluência de leitura, além de apresentar um panorama conceitual sobre as dimensões cognitivas e didáticas envolvidas nesse processo, com foco no desenvolvimento da compreensão leitora.

O evento destacará ainda as estratégias didáticas desenvolvidas no LÁPIS ao longo de seis anos, voltadas à ampliação do repertório docente e à qualificação do ensino de leitura nas fases iniciais da alfabetização.

Acompanhe:
https://bit.ly/cealedebate29-04-25

O Tema:
A live debaterá o lugar da fluência de leitura na didática da alfabetização e os impactos dessa habilidade na consolidação da compreensão textual pelas crianças.

A Convidada:
Patrícia Camini
Patrícia é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada em Pedagogia, é mestre e doutora em Educação pela UFRGS. Coordena o LÁPIS – Laboratório de Alfabetização, onde desenvolve pesquisas e ações de extensão voltadas à didática da alfabetização e à formação docente. Atualmente, lidera uma pesquisa sobre metodologias ativas e alfabetização, desenvolvendo produtos educacionais com base nessa análise. Também atua como coordenadora adjunta da Rede de Laboratórios de Alfabetização nas Universidades (Rede AlfaLabs).

É autora do livro Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade (2012), finalista do Prêmio Jabuti (2013) e selecionado pelo PNBE do Professor no mesmo ano. Atuou por 12 anos na Educação Básica, com experiência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

A mediação será realizada pela professora da Faculdade de Educação da UFMG e pesquisadora do Ceale, Mônica Araújo.

Inscrições e Certificados:

Não é necessário realizar inscrição para participar do evento. Basta acessar o evento no horário indicado através do link:
https://bit.ly/cealedebate29-04-25
Certificados serão emitidos para os participantes que preencherem o formulário durante a transmissão. Os certificados estarão disponíveis posteriormente no portal:
https://certificados.fae.ufmg.br

Mais informações:
cealedebate@gmail.com

Serviço

Ceale Debate de abril
Tema: Fluência de Leitura: qual é o seu lugar na didática da alfabetização?
Data: 29 de abril de 2025
Horário: 19h
Link da live: https://bit.ly/cealedebate29-04-25

Get 20% Discount

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue
X