Este livro é uma escrita e a inscrição de um artista-docente-pesquisador inquieto artística, pedagógica e politicamente. Em tentativas (per)formativas, borram-se cartografia, performatividade e formatividade. Os textos e os arranjos de escritas reunidos, em mapeamentos (auto)etnográficos de processos criativos e pedagógicos de teatro e de arte, desenham e registram uma memória viva de diferentes experiências. Tendo como princípio a arte de cartografar como algo deflagrado por uma empiria, são compartilhados escritos e escrituras que transitam por entre os campos das Metodologias do Ensino de Arte e, mais especificamente, das Pedagogias do Teatro e da Performance. Assim, cinco cartografias compõem, atualizam(-se) e inauguram outro mapeamento. De estruturas, tempos e espaços distintos, elas refletem algo que lhes é inerente: a (per)formatividade. Essa obra nasce de um “mergulho na experiência” por aquele que a escreveu e (se) inscreveu, por entre percursos pedagógicos e criativos encarnados, em busca de uma poética indisciplinar, engajada e relacional.