FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM ENTRAVES ESTRUTURAIS NA CONSTITUIÇÃO PSÍQUICA: efeitos da circulação da palavra. (Sâmara Gurgel Aguiar)

Título do Trabalho: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM ENTRAVES ESTRUTURAIS NA CONSTITUIÇÃO PSÍQUICA: efeitos da circulação da palavra
Autor(a): Sâmara Gurgel Aguiar
Orientador(a):
Mônica Maria Farid Rahme
Linha de Pesquisa: Psicologia, Psicanálise e Educação
Programa: Doutorado
Grau: Programa de Pós-Graduação em Educação
Palavras-chave: Docência, Educação inclusiva, Formação inicial, Psicanálise
Data da Publicação: 25/10/2021
Resumo (curto):
Este projeto propõe abordar a formação docente a partir da dimensão subjetiva do encontro educativo e seus efeitos, elementos que não costumam ser considerados na perspectiva mencionada acima. Ademais, pretendemos fazê-lo com uma escuta dirigida às questões relativas à inclusão de crianças com entraves estruturais na constituição psíquica, que, segundo Kupfer et al (2017), são sujeitos que apresentam sofrimento psíquico grave na infância, sinalizando a evolução de quadros clínicos como psicoses infantis ou autismos. Para tanto, tomando como base contribuições psicanalíticas, partimos dos pressupostos de que: 1) a relação professor-aluno incide de forma decisiva no percurso educacional deste último; 2) o caráter dinâmico inconsciente dessa relação produz consequências importantes para o ato educativo; 3) o encontro com o discente causa estranhamento no docente; 4) a escolarização de crianças com entraves estruturais na constituição psíquica demanda do professor uma disponibilidade interna, não referida nos moldes oficiais de formação docente propostos por nossa política de educação inclusiva.

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Áreas: Educação inclusiva; Formação de professores.