PRODUÇÃO INTELECTUAL POR MEIO DA IMPRENSA EM MINAS GERAIS E AS DISPUTAS PELOS SENTIDOS PARA A EDUCAÇÃO NOS 100 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL (1922) (PRISCILLA NOGUEIRA BAHIENSE)

Título do Trabalho: PRODUÇÃO INTELECTUAL POR MEIO DA IMPRENSA EM MINAS GERAIS E AS DISPUTAS PELOS SENTIDOS PARA A EDUCAÇÃO NOS 100 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL (1922)
Autor(a): PRISCILLA NOGUEIRA BAHIENSE
Orientador(a):
LUCIANO MENDES DE FARIA FILHO
Linha de Pesquisa: História da Educação
Programa: Pós-Graduação em Educação e Inclusão Social (PPGE-FaE-UFMG)
Grau: Doutorado
Palavras-chave: Imprensa, Educação, Espaço Público, Centenário da Independência, Intelectuais
Data da Publicação: 17/10/2019
Resumo (curto):
Este trabalho está inserido em pesquisa de doutorado e tem como objetivo investigar a produção de sentidos para a educação durante a década de 1920 a partir da comemoração do Centenário da Independência do Brasil (1922). Para tanto, são aqui consideradas as dimensões utópica e imaginária sobre tal efeméride presentes em artigos publicados em periódicos, alinhadas aos repertórios político e educacional da década de 1920. O recorte temporal é marcado pelas comemorações do centenário da Independência do Brasil (1822/1922) e da promulgação da Lei de 15 de outubro de 1827 (1827/1927), tendo como recorte geográfico o estado de Minas Gerais. Interessada em investigar como se deu essa ocupação do espaço público por intelectuais que buscavam, por meio da educação, propor uma sociedade moderna, esta pesquisa leva em conta os discursos e suas representações nas comemorações aqui contempladas. Para tanto, são utilizados como fontes: ordenamentos jurídicos; periódicos, aqui priorizando revistas e jornais; e a produção dos intelectuais que discutiam sobre o papel da educação no período. Tais fontes serão analisadas a partir do entendimento dos conceitos de repertório e moderno, compreendendo o papel dos intelectuais que produziam os discursos nelas contidas, como uma forma de conformar o imaginário educacional nacional.

Resumo (expandido): clique aqui

Áreas: História da Educação; Intelectuais e Educação