Título do Trabalho: A CARTOGRAFIA DOS QUINTAIS PRODUTIVOS DE MINAS GERAIS: ENTRE A CONCEPÇÃO E A PRÁTICA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Autor(a): DANIELLA SILVA
Orientador(a):
Penha Souza Silva
Linha de Pesquisa: EDUCAÇÃO DO CAMPO
Programa: PROMESTRE-FaE-UFMG
Grau: Mestrado
Palavras-chave: Educação do Campo, Quintais Produtivos, Didático pedagógico
Data da Publicação: 19/10/2022

Resumo
Este trabalho faz um resgate histórico da educação para o meio rural, a atual Educação do Campo, desde as primeiras Constituições, passando pelas mudanças de concepções e Ideologias na década de 80, 90 no âmbito nacional e no estado de Minas Gerais, chegando às políticas públicas atuais da educação no Estado. A partir do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado, para o período 2016-2027, a redução da pobreza rural é destacada como meta de planejamento das ações do Estado. Com a estratégia governamental de Enfrentamento da Pobreza no Campo, e articulada a outras estruturas, surgiu o Projeto “Quintais Produtivos: escola agroecológica” como uma das ações do estado de Minas Gerais. Esta pesquisa apresenta uma cartografia deste projeto desde a sua concepção até a execução e revela que há uma diferença entre o que é proposto e o que executado na prática das escolas. Assim, o objetivo desta pesquisa foi verificar como se deu o processo de implementação do Projeto Quintais Produtivos em algumas escolas do campo e quais os desafios e limitações encontrados e apontados pela escola na implementação do mesmo. A partir de um levantamento com as escolas, obtivemos um panorama sobre a atual situação dos projetos nas escolas, suas fragilidades e superações. A partir dos resultados encontrados elaboramos como produto em formato “perfil do Instagram” para auxiliar os professores e gestores escolares, interessados em implantar o projeto em suas escolas: @cartografia_dos_Quintais.