A leitura mediada de textos didáticos de ciências: um mapeamento de artigos científicos sobre essa temática (Arthur Del Rio Abreu Rosa)

Resumo Curto:

A leitura de textos didáticos de ciências (LTDC) é um recurso fundamental para o ensino de ciências, já que propicia ao estudante desenvolver e se apropriar de conhecimentos e práticas científicas. Porém, pouco se discute sobre a utilização desse tipo de estratégia nas salas de aulas de ciências.
Relatamos parte dos resultados obtidos em um mapeamento dos trabalhos produzidos na área da Educação em Ciências sobre os usos e formas de LTDC em sala de aula. Buscamos contribuir na divulgação dos resultados de trabalhos dessa natureza e auxiliar no planejamento e desenvolvimento da metodologia futura da pesquisa.
Os portais ERIC, CAPES e SCIELO foram utilizados para a seleção de trabalhos. Inicialmente, 1801 artigos foram obtidos a partir dos descritores estipulados nas buscas. Porém, depois de um filtro com da leitura dos títulos, resumos, palavras-chave ou textos integrais dos artigos, restaram apenas 279 deles. Realizamos leituras sistemáticas desse subconjunto, considerando categorias pré-estabelecidas.
Discutimos os resultados com a leitura de 93 dos 279 artigos que envolviam leitura e ciências. Desses, consideramos que 28 artigos possuíam relação direta com a nossa pesquisa, já que eles tratavam de alguma forma da LTDC mediada em sala de aula. Entendemos esse quantitativo como não significativo.
Dessa forma, ainda se mantêm a hipótese inicial de que a LTDC não é uma estratégia de ensino muito utilizada ou discutida no ensino de ciências, uma vez que são poucos os trabalhos que discutem formas de seu desenvolvimento. Isso reforça a necessidade de que essa lacuna seja reduzida.

Resumo Expandido:

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Ciências, Textos Didáticos, Mediação de Leitura.
A leitura de textos didáticos de ciências (LTDC) é um recurso fundamental para o ensino de ciências, uma vez que propicia ao estudante desenvolver e se apropriar de conhecimentos e práticas científicas. Apesar dessa importância e das dificuldades relacionadas, pouco se discute sobre a utilização desse tipo de estratégia nas salas de aulas de ciências.
Aqui, relatamos parte dos resultados obtidos em uma das etapas de nossa pesquisa sobre a leitura no ensino de ciências: o mapeamento dos trabalhos produzidos na área da Educação em Ciências sobre os usos e formas de LTDC em sala de aula. Buscamos contribuir para a divulgação dos resultados de trabalhos dessa natureza, bem como auxiliar no planejamento e desenvolvimento dos caminhos metodológicos a serem percorridos futuramente na pesquisa.
Para o mapeamento, os portais ERIC, CAPES e SCIELO foram utilizados para a seleção de trabalhos relacionados à temática de nossa pesquisa. Inicialmente, 1801 artigos foram obtidos a partir dos descritores estipulados para as buscas. Porém, depois de um filtro a partir da leitura dos títulos, resumos, palavras-chave ou textos integrais dos artigos, restaram apenas 279 deles. Passamos então às leituras sistemáticas desse subconjunto de trabalhos, considerando algumas categorias previamente estabelecidas: sujeitos pesquisados; nível escolar; experiência do professor; tamanho da amostra; conteúdo envolvido; papel da leitura; tipo de pesquisa; gênero textual envolvido; relação do trabalho com nossa pesquisa.
Discutimos aqui os resultados obtidos com a leitura de 93 dos 279 artigos que envolviam leitura e ciências. Desses, consideramos que 28 artigos (cerca de 30%) possuíam relação direta com a nossa pesquisa. Significa que eles tratavam de alguma forma da LTDC mediada em sala de aula. Entendemos esse quantitativo como sendo relativamente não significativo.
Dessa forma, ainda se mantêm a hipótese inicial de que a LTDC não é uma estratégia de ensino muito utilizada ou discutida no ensino de ciências. É possível que o seu potencial não esteja sendo aproveitado por parte dos professores, provavelmente por conta das dificuldades associadas a essa prática ou por conta de deficiências na formação inicial ou continuada desses profissionais. Nesse sentido, o levantamento que realizamos até o momento mostra que ainda são poucos os trabalhos que discutem formas de desenvolvimento da LTDC em sala de aula, reforçando a necessidade de que essa lacuna seja reduzida.
APOIO: Agradecemos o apoio financeiro concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) à nossa pesquisa.

Referências Bibliográficas:

LIMA, M. E. C. C.; AGUIAR JR, O. G.; BRAGA, S. A. M. Ensinar Ciências. In: Presença Pedagógica. Dicionário Crítico da Educação, v.6, n.33, p. 90-92. Belo Horizonte, MG, 2000.

Projeto RelacionadoO papel que ocupa a leitura mediada de textos didáticos de Ciências e de Química nas práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.
Orientador(a)Celio de Silveira Junior
Palavras-ChaveEnsino de Ciências, Textos Didáticos, Mediação de Leitura.
Coautore(a)sSem coautore(a)s.