Estudantes com Deficiência Intelectual na Educação de Jovens e Adultos Especial: o contexto de Minas Gerais (2008-2019) (FABIANE MARIA SILVA)

Título do Trabalho: Estudantes com Deficiência Intelectual na Educação de Jovens e Adultos Especial: o contexto de Minas Gerais (2008-2019)
Autor(a): FABIANE MARIA SILVA
Orientador(a): TAÍSA GRASIELA GOMES LIDUENHA GONÇALVES
Linha de Pesquisa: Psicologia, Psicanálise e Educação
Programa: Mestrado
Grau: PROMESTRE
Palavras-chave: Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Deficiência Intelectual, Microdados, Censo Escolar.
Data da Publicação: 19/10/2020
Resumo (curto): Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado que tem como objetivo investigar o atendimento escolar para os estudantes com deficiência intelectual (DI) na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) especial em Minas Gerais, no período de 2008 a 2019, por meio da análise dos microdados do Censo da Educação Básica disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (INEP). Os objetivos específicos visam analisar as matrículas de estudantes com DI inseridos na EJA, segundo o tipo de escolarização; verificar o perfil dos estudantes com DI inseridos na EJA especial, segundo o sexo, cor/raça, faixa etária e etapa de ensino; investigar o atendimento escolar para os estudantes com DI na EJA especial, segundo a dependência administrativa, categoria da escola privada, dependência do convênio com o poder público e localização. Os resultados preliminares indicam: preponderância das matrículas de estudantes com DI em relação as outras necessidades educativas especiais; alto índice de estudantes com DI e nas séries iniciais da EJA especial; juvenilização dos alunos; prevalência de matrículas do sexo masculino e das pessoas de cor/raça branca; concentração das matrículas de estudantes com DI na esfera privada da EJA especial, com a predominância de instituições filantrópicas. Além do crescente número de matrículas de alunos da Educação Especial na EJA indicando que esta modalidade se tornou mais um espaço vinculado à Educação Especial.
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Áreas:  Sociologia da educação; relação família-escola.