FONTES HISTÓRICAS E SUAS APLICAÇÕES EM SALA DE AULA: RESGATE DA HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS” (Bianca Rezende Godói)

Título do Trabalho: FONTES HISTÓRICAS E SUAS APLICAÇÕES EM SALA DE AULA: RESGATE DA HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS”
Autor(a): Bianca Rezende Godói
Orientador(a): Julia Calvo
Linha de Pesquisa: Educação em Museus e Divulgação Científica
Programa: Mestrado
Grau: PPGE
Palavras-chave: História, Memória, fontes históricas, Escola.
Data da Publicação: 19/10/2020
Resumo (curto): Trabalhar a Memória, suas mudanças e permanências, é um dos ofícios do Historiador. A Memória está ligada ao imaginário, sendo também uma construção coletiva. Muitos Historiadores realizam debates sobre questões ligadas à História e à Memória e como essa última pode ser abordada em sala de aula pelo professor, utilizando-se de diferentes fontes históricas que podem contribuir para este processo de formação de mentalidades. O presente artigo tem como objetivo avaliar algumas abordagens sobre o uso da Memória nas Escolas e como o emprego das fontes históricas pode auxiliar nesse processo. Pretende-se também relatar os frutos do Projeto realizado na Escola Estadual Professor Morais pelo Programa Residência Pedagógica (CAPES), em que os autores contribuíram para a construção de um Laboratório de Ciências Humanas na Escola, que teve como intuito resgatar a Memória e a História da Escola através de fontes e documentos da Instituição. Questionamentos como “Qual a relação entre a História e a Memória?” e “As fontes históricas podem ser utilizadas de maneira frutífera nas Escolas?” nortearão o artigo, que buscará respostas na bibliografia especializada acerca do tema, tais como BARROS (2009), LE GOFF (1996) e CAIMI (2008).
Resumo (expandido): Clique aqui
Áreas:  Educação do corpo; Formação de professores