Título do Trabalho: RESULTADOS PARCIAIS DA PESQUISA CORPO E CABELO NEGRO: SOBRE AS (RE) SIGNIFICAÇÕES ELABORADAS POR CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS
Autor(a): Elândia dos Santos
Orientador(a): Ademilson de Souza Soares
Linha de Pesquisa: Conhecimento e Inclusão Social em Educação
Programa: Mestrado
Grau: PPGE
Palavras-chave: Infâncias, Criança, Relações Étnico-Raciais
Data da Publicação: 19/10/2020
Resumo (curto): Buscou compreender como as crianças de 3 e 4 anos (re) significam o corpo e cabelo negro nas relações que estabelecem em uma Instituição de Educação Infantil de Belo Horizonte – MG e, analisar como se estabelece entre elas a estética, os cabelos e os corpos negros como definidoras ou não de seus percursos identitários. Mapear as interações estabelecidas pelas crianças na instituição escolar, focalizando as Relações Étnico-Raciais, identificar as significações das crianças sobre o corpo e o cabelo negros a partir de 3 eixos de interações: criança/criança, criança/adultos e criança/ artefatos culturais, analisar como se relacionam as crianças (brancas e negras) quanto ao pertencimento racial. Uma abordagem qualitativa, a partir das observações, conversas informais, registro em diário de campo, filmagens, fotografias e análise documental. Destaca-se que as experiências proporcionadas nas interações, levam a novas significações sobre o pertencimento racial e (re) significavam aqueles que as crianças já possuem, que pelo toque nos cabelos, as crianças brancas e negras percebem suas diferenças e pela cultura de pares interpretavam as pistas, que somadas as interações com os adultos e com os artefatos, contribuem para a construção de novos saberes.
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Áreas: ensino superior; ensino profissional; contratualização; avaliação.