Subalternidade e opressão sóciorracial: questões para a historiografia da educação latino-americana

Título:  Subalternidade e opressão sóciorracial: questões para a historiografia da educação latino-americana

Autores (as) :  Cynthia Greive Veiga

Editora: UNESP

Ano de lançamento: 30/05/2022

Resumo da obra: 

Analise histórica do lugar da educação na organização da América Latina no âmbito da constituição do processo civilizador/colonizador, desde o século XVI ao início do século XX, no objetivo de problematizar as dinâmicas de subalternização e opressão sociorracial de populações inteiras frente à imposição dos modelos eurocêntricos de educação, infância e escola. Pesquisa realizada em fontes documentais diversas, tais como imprensa, revistas, livros de época e legislação, produzidas na América espanhola, América portuguesa, e em diferentes países latino-americanos. Pretende-se contribuir para pensarmos uma escrita da história da educação da América Latina que dê visibilidade à colonialidade do saber e aos processos de estigmatização de sua população preta, mestiça e indígena, cujas tensões ainda se fazem totalmente presentes no nosso cotidiano.

Área de conhecimento: Historia, Historiografia, Historia da Educação