Uma análise da atividade científica do docente jovem doutor na Universidade Federal de Minas Gerais

Título do Trabalho: Uma análise da atividade científica do docente jovem doutor na Universidade Federal de Minas Gerais
Autor(a): Moisés Giordano Mazza
Orientador(a):
Savana Diniz Gomes Melo
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas de Educação
Programa: PPGE-FaE-UFMG
Grau: Doutorado
Palavras-chave: Ensino Superior; Pós-Graduação; Trabalho Docente
Data da Publicação: 19/10/2022

Resumo
Os Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPG) que no Brasil funcionam como normativas para desenvolvimento e expansão desse nível de formação nas universidades recebem críticas por promoverem intensificação, competição e heteronomia do trabalho docente. Esta proposta de pesquisa tem por objetivo investigar as relações estabelecidas pelos docentes jovens doutores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com a Política Nacional de Pós-Graduação, guiada pelas seguintes questões: as diretrizes do V e do VI PNPG formaram doutores com que natureza? Seriam eles puramente competitivos, produtores de conhecimento matéria-prima? Para responder a esses questionamentos a presente pesquisa previu três etapas: a primeira consiste na pesquisa bibliográfica sobre o tema; a segunda em pesquisa documental sobre legislações, normas e outros documentos diretivos das políticas públicas para a pós-graduação; e na terceira etapa pretende-se realizar entrevistas semi-estruturadas com docentes vinculados a programas de pós-graduação, a fim de investigar se os critérios de competitividade e produção quantitativa induzidos pelos PNPG V e VI durante sua formação são basilares em sua atividade científica no exercício da docência. A pesquisa possui principal referência teórica no pensamento de Karl Marx e pretende-se utilizar o processo de análise imanente no estudo.